Stress

Você está sempre correndo? Trânsito, trabalho e estudo? Têm mais coisas a fazer do que hora do seu dia? Então preste atenção que é disso que eu vou falar agora.Stress!

Somos exigidos o tempo todo, e a velocidade com que temos que resolver as coisas e tomar decisões é cada vez menos. É frequente as pessoas têm que passar mais horas no trabalho no trânsito do que gostaria, dizemos que andamos estressados mas afinal de contas o que é o stress?  Imagine que você esteja andando na rua e se depare com um animal feroz, o seu corpo irá se preparar liberando uma série de hormônios e neurotransmissores para uma reação que nós chamamos de luta ou fuga. A pressão arterial irá subir o batimento cardíaco irá acelerar com o intuito de bombear mais sangue para os músculos para que você possa lutar ou fugir daquela situação de perigo. Nossos sentidos ficam mais aguçados e a mente mais alerta, as pressões do dia a dia metas, prazos, trânsito, provocam a mesma reação no seu corpo que você estivesse diante desse animal perigoso liberando,hormônios e neurotransmissores para essa reação de luta ou fuga. Se uma pessoa é constantemente exposta a essas reações, ela perde a capacidade de voltar ao estado de relaxamento e equilíbrio. E isso pode provocar várias doenças como asma, depressão, gastrite, infarto entre outras. Aqui vai o link da nossa revista parceira caso queira saber mais sobre esse temas e muito mais ligados a Psicologia!

Quais são os sinais de estresse que você deve notar?

Você está sempre cansado? Pessoas estressadas normalmente se queixam de ter uma falta de energia para realizar as suas atividades do dia a dia. Outra característica é que a pessoa já acorda cansada mesmo tendo dormido o tempo necessário. Você está tendo alterações de sono

insônia ou sono em excesso? Alterações do apetite também podem estar relacionadasao estresse e cada pessoa agem de um jeito algumas pessoas comem demais e outraspessoas não têm vontade de comer nada. Como está a sua capacidade de concentração pessoas estressadas se queixam que não consegue focar em nada num texto, numa leitura, numa conversa e como não prestam atenção como gostariam não se lembram um desses eventos como deveriam e isso traz uma alteração de memória que atrapalha no trabalho, atrapalha os estudos, atrapalha enfim em tudo. Você está muito irritado nem sempre a gente consegue perceber em sozinho por isso pergunta às pessoas ao seu redor se você anda mais tenso mais irritado discutindo sem muito motivo.

Como está o seu nível de prazer? A depender do nível de estresse a pessoa deixa de ter prazer atividades que antes lhe eram prazerosas, só para dar um exemplo a pessoa sempre gostou de futebol mas deixa de acompanhar os jogos ou de jogar bola. Ou sempre gostou de encontrar os amigos, mas ultimamente prefere ficar mais sozinho. Além dessas queixas existem outros sintomas que eu quero chamar a sua atenção, pois nem todos sabem mas podem estar relacionados ao stress. Aumento da pressão arterial, tensão muscular que normalmente se manifestam com dor nas costas ou no pescoço, a pessoa em um alto nível de stress pode até mesmo travar as costas devido a espasmos musculares e não conseguir realizar as suas atividades, dores de cabeça que normalmente pioram no final do dia. Existem muitos problemas dermatológicos relacionados ao stress como psoríase, vitiligo, espinhas na pele, dermatiteatópica entre outros. É importante você saber que alterações na pele como manchas vermelhas coceira e até mesmo queda de cabelo pode ser o primeiro sinal do stress. Se você notou algumas dessas alterações é importante você agir muitas vezes não conseguimos agir sozinhos e precisamos de ajuda por isso procure um psicólogo ou psiquiatra. Cuidar da sua saúde deveestar sempre em primeiro lugar.Faça uma consulta médica você sabia que o stress relacionado ao trabalho tem um nome chama-se síndrome de bornout ou de esgotamento e que em certas profissões podem atingir até 30% dos trabalhadores incapacitando eles para o trabalho em causa e agrava diversas doenças, se você notou algum desses sintomas procure ajuda! Voltarei amanhã com mais dicas!

Navigation